Localização no Espaço e no Tempo

 

 

Um recurso que pode ajudar na teoria e aplicação à prática:

 

 

 

books.google.pt/books?id=Dk6BW2HKlPAC&lpg=PA39&ots=SA9Ok-ypSK&dq=Localiza%C3%A7%C3%A3o%20no%20Espa%C3%A7o%20e%20no%20Tempo%20atividades&hl=pt-PT&pg=PA39#v=onepage&q=Localiza%C3%A7%C3%A3o%20no%20Espa%C3%A7o%20e%20no%20Tempo%20atividades&f=false

Artigo interessante

      

 

JogosMOVIMENTAÇÕES NO ESPAÇO

1. Todos iniciam o jogo andando livres pela quadra, ao sinal do apito do professor formam, rapidamente, uma coluna com um aluno em pé e outro agachado e assim sucessivamente até final da coluna.
2. As crianças voltam a andar livremente e ao sinal do apito do professor, formam uma grande roda, de forma que um fique com o corpo virado para fora da roda e o outro com o corpo virado para dentro, intercalando as posições.
3. Enquanto os alunos andam, desenhe um quadrado no chão, e ao sinal do apito peça que todos entrem dentro dele.(Desenhe um quadrado menor do que o número de alunos da sua turma, para que eles precisem se “espremer” para entrar nele.

VARIAÇÕES:

1. Peça ás crianças que entrem no quadrado pulando com o pé direito, segurando o esquerdo com a mão (tipo Saci-Pererê);
2. Faça vários desenhos no chão. Divida o grupo em pares. Distribua bolas para cada dupla. Ao sinal do apito cada criança joga a bola para o seu par, andando e jogando sem pisar nos desenhos e sem deixar a bola cair.
 

ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO TEMPORAL

 
A consciência do seu corpo, do seu ser e das possibilidades de agir e atuar no mundo: a estruturação espaço-temporal (situar objetos, coisas, pessoas e a si mesmo no tempo e espaço)
HABILIDADES DESENVOLVIDAS
Orientação e Localização Temporal
MATERIAIS
Uma linha do tempo confeccionada em cartolina ou E.V.A. (dias das semanas) , cada dia – uma cor. Um banco de imagens sugestivas de atividades diárias - crianças e adultos - calendários

 

PERCEPÇÃO AUDITIVA - ORGANIZAÇÃO ESPACIAL -

ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO

 
Uma dos maiores entraves á aprendizagem é a ATENÇÃO e CONCENTRAÇÃO. o excesso de estímulos que o próprio aluno traz de casa ou que encontre com os colegas e mesmo na própria sala de aula, desviam a atenção tornando-os dispersos. Nem todo aluno que tem pouca concentração durante ás aula é portador do transtorno de Déficit de Atenção. O trabalho do professor com atividades significativas, competitivas e atrativas que exigem atenção do aluno podem desenvolver a Concentração e Atenção.

 

 

GINCANA COLORIDA

HABILIDADES TRABALHADAS:

Organização espacial, percepção auditiva, ordem sequencial, atenção e concentração;
MATERIAL:
Camisetas coloridas ou algum material (crachá, um colete de TNT, bonés, viseiras, faixas amarradas na testa ou no braço...) que identifique as crianças


1.Divida a turma em quatro grupos coloridos, em que cada componente de cada grupo use uma cor, assim todos os grupos terão as mesmas cores. Nessa atividade se propõe quatro cores: azul, amarelo, branco e verde, como se cada grupo tivesse 4 crianças.

Atenção: o número de cores dependerá do número de alunos por grupos. Se a turma for muito numerosa é preciso dividi-la em mais grupos.
2. Faça placas numeradas para que os alunos prendam nas roupas. Todos os do grupo 1 devem ter placas com o nº1, todos os do grupo 2 devem ter placas com o nº2, assim por diante.
3. Espalhe as equipes em um espaço similar a meia quadra.
4. Desenhe na outra metade da quadra, com giz, 4 tiras verticais dividas em 4 quadrados e com os nomes dos grupos (grupo 1, grupo 2 ...). As tiras devem ser uma ao lado da outra.

Atenção:
O numero de quadrados da tira devem ter o mesmo número de integrantes e de cores do jogo.

5. Dê vários comandos falando o nome de 4 cores e, ao sinal do apito, as crianças de cada grupo deverão correr até as tiras e se posicionar dentro do quadrado na ordem solicitada. Veja exemplos e explore todas as possibilidades.

EXEMPLOS:

Comandos Simples

AZUL - AMARELO - BRANCO - VERDE

As crianças correm até a tira de sua equipe, de acordo com o número de sua placa, e se posicionarem rapidamente na ordem solicitada. Ao final da rodada, todos voltam aos seus lugares e esperam o próximo comando.

Pontuação
o grupo que acertar a sequência de cores solicitada marca 3 pontos e quem trocar alguma cor (criança) de lugar marca apenas 1 ponto. Tenha lápis e papel em mãos para somar os pontos á cada rodada.

COMPLICANDO UM POUCO
Fale o nome de objetos que representem cada cor para que as crianças façam associação:

BANANA - CÉU - NUVEM - LIMÃO ( entrarão na ordem: AMARELO - AZUL - BRANCO - VERDE)

UM JOGO DE MUITAS POSSIBILIDADES

Neste jogo a ORGANIZAÇÃO ESPACIAL é muito solicitada, pois as crianças precisam prestar ATENÇÃO na tira em que deverão entrar. Trabalha também a cooperação e interação ao dividir a turma em equipes, pois se um errar todos perdem. Requer muita ATENÇÃO AUDITIVA aos comandos do professor.
Use de criatividade e aproveite o jogo para trabalhar : EQUILÍBRIO, LATERALIDADEs (dominância lateral), COORDENAÇÃO MOTORA GLOBAL (através de comandos de pular com o pé direito, braço esquedo prá cima, dois pés juntos, marchando...). Se as crianças são muito pequenas ou são alunos ANEEs, use no início apenas duas cores.